Internet: instrumento para o exercício da democracia

Neste ano de 2008, brasileiros e norte americanos têm algo em comum: as eleições. Aqui serão eleitos prefeitos e vereadores, lá o presidente. Desde a escolha dos prováveis candidatos republicanos ou democratas, a disputa norte americana está cada vez mais acirrada . As eleições nos Estados Unidos têm uma grande diferença da nossa, lá o eleitorado acompanha os debates e participa das soluções, o jornalismo norte americano acompanha o dia-a-dia dos candidatos e a publicidade dá um show de profissionalismo.

Abaixo, o hotsite criado pela Microsoft para as eleições presidenciais deste ano. Nele, há discussões sobre assuntos polêmicos, buscas por palavras-chave e resultados em forma de notícias, imagens e vídeos.

Loading do hotsite

debate eleitoral

Republicanos X Democratas

eleições 2008

Até os blogs neste contexto trazem uma nova realidade para a opinião pública norte americana. Recentemente, uma blogueira de 61 anos, especialista em política, incomodou candidatos ao acompanhar todos os seus passos e flagrar certos depoimentos comprometedores postando-os integralmente na internet. Há uma nova realidade acontecendo, são os chamados repórteres-cidadãos, pessoas que desejam de alguma forma trazer à tona verdades, acontecimentos que a mídia tradicional não falou ou não teve acesso.

No Brasil, há muitas leis que censuram os próprios meios de comunicação. Como exemplo, podemos citar o caso do apresentador Marcelo Tas da TV Bandeirantes que foi proibido de entrar no congresso e gravar entrevistas. Alegou-se que a proibição estava ligada ao fato de que a campanha eleitoral não havia começado. É decepcionante quando a única fonte de conhecimento de muitos brasileiros, no caso a TV, é proibida de comunicar.

Diante destes contextos, acredito que a internet tenha um papel importante na democracia e nós cidadãos o dever de fazer dela um instrumento de verdade, transparência e sobretudo, evolução política.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: