Mídias sociais: publicidade do Google no Orkut

A monetização através de mídias sociais é uma realidade que está em fase de experimentações. Não há ainda um modelo de negócio que fuja dos tradicionais banners, páginas contextualizadas ou links patrocinados dentro de boxes. Todas estas estratégias e as que estão por vir, buscam preservar a privacidade do usuário sendo  menos invasiva e mais interativa.

No Orkut, o Google recentemente ensaia alguns banners que levam a outros produtos, como o exemplo abaixo, que direciona o usuário ao Maps. Lá há maior possibilidade de monetização devido às estratégias junto às marcas e às parcerias que foram feitas como a Telelistas que fornece conteúdo ao Maps. Porém, analisando esta estratégia, podemos perceber o quão experimental ainda se encontra estes testes. Ao clicar no banner, carrega na mesma aba o Maps Brasil – o usuário obrigatoriamente sai do Orkut. No caso deste banner abaixo, por se tratar de “flores”, deveriam disponibilizar o Maps com a busca pré-configurada para endereços de floriculturas na cidade em que o usuário se encontra. Desta forma, haveria maior possibilidade de transformar o clique em um serviço útil e prático.

Após esta breve análise, percebemos que monetizar a partir de mídias sociais não é ainda um mar de rosas -‘-@

orkut1

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: