Realidade aumentada vira febre no Brasil

cubocc

cubocc

Há menos de um ano, a Agência Digital Cubocc apresentou ao mercado publicitário a novidade  tecnológica chamada realidade aumentada, ganhando por mérito a premiação do Yahoo! Big Idea Chair. Atualmente, esta tecnologia tem conseguido ganhar escala em muitos projetos web no Brasil misturando o real com o virtual proporcionando ao usuário uma interação segura, sem treino, trazendo para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real.

Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico*.

Recentemente, houve um crescente número de projetos relacionados ao tema como o lançamento web do Vectra GT Remix comentado em outro post deste blog. Através da impressão de volante, o internauta pode dirigir virtualmente o lançamento da  Chevrolet em uma auto pista com apenas uma webcam e o movimento natural de um condutor. A interação  acontece devido ao reconhecimento de imagem, geralmente em duas cores, através da webcam do usuário. Visual e interativo, um começo para boas idéias!

volante

Outro exemplo de realidade aumentada de uma forma mais simples é o hotsite do Festival de Verão do Recife no portal PE 360 Graus. Aliás, Recife bem como todo o Nordeste já é um grande pólo de pesquisa e inovação, mostrando que o mercado publicitário brasileiro está se especializando  independente da sua localização.

O mais recente projeto de realidade aumentada é a experiência promovida pelo hotsite do evento Skol Sensation que apartir da imagem do logo há como visualizar um vídeo do festival que aconteceu em outros países. É pouco interativo mas o clipe compensa!

skol sensation realidade aumentada

skol sensation realidade aumentada

Para quem nunca teve esta experiência, vale este vídeo feito recentemente sobre a imagem veiculada no EStadão do dia 28/03/2009.

Este ano de 2009 já houve um evento específico deste tema o IEEE VR 2009 que aconteceu em março nos EUA e em abril haverá o 11º International Meeting of Virtual Reality na cidade de Laval / França.

Quem quiser manter-se informado a respeitopode acessar o International Journal of Virtual Reality.

No Brasil há a Comissão Especial de Realidade Virtual – CERV que é constituída por pesquisadores, professores, profissionais e estudiosos das áreas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada de todo o Brasil, a CERV objetiva disseminar o conhecimento dessas áreas e demais áreas afins.

*Fonte: site Realidade Aumentada
Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas to “Realidade aumentada vira febre no Brasil”

  1. Realidade aumentada vira febre no Brasil Video Says:

    […] vira febre no Brasil Collected by 3ponto0_Interatividade com Emoção! 00 mins ago from 3ponto0.com.br // Event.onDOMReady(function() { // sizeText($(‘video_title’), 475); // }) collect this […]

  2. Raul T. Says:

    Realmente está se tornando uma febre.

    E como toda febre irá passar cedo ou tarde. Mais cedo do que tarde acredito eu.

    Mas como tu colocaste muito bem em seu texto: irá deixar seu legado de inovação e abrir espaço para novas formas de interação.

    Parabéns pelo post.

    abs
    Raul T.
    ————————–
    http://www.soluttia.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: