Na semana da diversidade uma homenagem a Alan Turing. Conheça sobre sua suposta relação com a Apple

Turing2

Alan Mathison Turing foi um matemático britânico que veio a ser considerado um grande nome da história da computação somente em 1975, pois a maior parte de seu trabalho foi desenvolvida na área de espionagem na II Guerra Mundial.

Em vida dedicou-se a teoremas que podiam ser comprovados e à Teoria da Computabilidade. A sua preocupação depois de formado era o que se poderia fazer através da computação. Suas respostas iniciais vieram sob a forma teórica.

Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias. A máquina teórica de Alan Turing pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos. Tornou possível o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números. Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA). Sua máquina pode ser programada de tal modo que pode imitar qualquer sistema formal. A idéia de computabilidade começou a ser delineada.

Em 1943, sob sua liderança foi projetado o Colossus, computador inglês que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial. Utilizava símbolos perfurados em fitas de papel que processava a uma velocidade de 25.000 caracteres por segundo. O Colossus tinha a missão de quebrar códigos alemães ultra-secretos produzidos por um tipo de máquina de codificação chamada Enigma. Os códigos mudavam frequentemente, obrigando o Colossus à decifração rápida.

A Europa continental havia caído e as ilhas britânicas estavam bem ilhadas, pois dependiam dos navios que cruzavam o Atlântico com armas e mantimentos americanos. Os submarinos alemães afundavam 200 000 toneladas de embarcações todo mês e o único jeito de descobrir a posição dos submarinos era decifrar essas mensagens. Após alguns meses, os ingleses já decodificavam 50 000 mensagens por mês, uma por minuto. Os submarinos alemães eram abatidos como moscas. O preconceituoso Hitler perdia a guerra para um intelectual homossexual.

Com a sua sexualidade declarada, no início dos anos 50 foi humilhado em público, impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por “vícios impróprios” e condenado a terapias à base de estrogénio, um hormônio feminino que equivalia a castração química e que teve o humilhante efeito secundário de lhe fazer crescer seios. Deprimido, em 7 de Junho de 1954, com apenas 41 anos, faleceu após ter comido uma maçã envenenada. A sua morte foi oficialmente considerada como suicídio.

Em pesquisas pela internet acerca do assunto, há artigos que falam sobre a suposta intenção de Steve Jobs em homenagear Alan Turing com a criação da Apple cujo logo inicial foi uma maça mordida com as cores do arco íris.

Verdade ou não esta versão tem um fundamento bastante sólido.

Devido a todos esses feitos, Alan Turing é tido como o pai da ciência da computação. (Londres, 23 de Junho de 1912 – 7 de Junho de 1954)

apple_logo

Na Amazon, há um livro contando toda sua história e o desafio de desvendar o enigma.

alan turing

Parte da vida de Alan Turing foi retratada no filme Breaking the code de 1996.

Abaixo um raro documentário sobre o gênio matemático:

Fonte: Wikipedia e Revista Super Interessante
A Europa continental havia caído e as ilhas britânicas estavam, bem, ilhadas dependiam dos navios que cruzavam o Atlântico com armas e mantimentos americanos. Os submarinos alemães afundavam 200 000 toneladas de embarcações todo mês e o único jeito de descobrir a posição dos submarinos era decifrar suas mensagens.Turing tirou a cabeça das máquinas teóricas e sujou as mãos na graxa de engenhocas reais. Uma delas, o Colossus, é tataravó do PC no qual digito agora. No começo, elas demoravam semanas para tornar uma mensagem compreensível. Mas, em 1942, os ingleses já decodificavam 50 000 mensagens por mês, uma por minuto. Os submarinos alemães eram abatidos como moscas. O preconceituoso Hitler, cuja equipe olímpica tinha sido derrotada em 1936 pelo atleta negro americano Jesse Owens, perdia a guerra para um intelectual homossexual.

O ditador nunca soube disso. Aliás, nem a mãe de Turing. Sua participação na guerra permaneceu secreta por décadas.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: